segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Informações sobre Soldagem
Raramente damos muita atenção para soldagem e sua importância. Nós muitas vezes tendem a limitar a faíscas de solda e capacetes de soldagem. Pouco nos damos conta de que estamos constantemente cercados por objetos que tenham sido submetidos a processo de soldagem. Toda indústria que podemos pensar, é onde está por causa da soldagem.
O que é soldagem?
Soldagem é o processo de união de duas ou mais materiais, geralmente metais (também termoplásticos) de forma permanente, para formar um material contínuo. As extremidades dos dois metais (metais de base) que são para ser unida são submetidos a uma pressão de calor, ou uma combinação de ambos, e são trazidos para o estado fundido. Um material de enchimento (material usado para produzir uma soldadura) está colocado entre as duas peças de metal fundido para formar um banho de fusão ou poça de solda. Por arrefecimento, uma forte ligação permanente é formada entre os dois metais, formando assim uma articulação. Várias fontes de energia pode ser utilizada para a realização de soldadura, tais como chama de gás, de arco eléctrico, laser, feixe de electrões, ultra-som, fricção, etc
História da Soldagem
A origem de soldagem pode ser atribuída à Idade do Bronze (mais de 2000 anos atrás), onde, pequenas caixas de ouro circulares foram formados por soldadura de pressão nas articulações volta juntos. Antigas tumbas egípcias selados também revelam representações de soldadores e ferramentas. Muito mais tarde, a produção de Sir Humphry Davy, de um arco entre os dois eletrodos de carbono em 1800, juntamente com a descoberta Edmund Davy de acetileno em 1836, liderou a era de técnicas de soldagem modernos.
Até o século 19, a soldagem foi confinado a loja do ferreiro, onde ele iria unir as peças de metal por um método chamado de soldagem forja. Forjar a soldadura de aquecimento envolvidos das duas peças de metal e, em seguida, martelando até que a união teve lugar. Este processo demorado e tedioso foi substituído por outras técnicas mais rápidos, que foram feitas possível devido à introdução de electricidade em processos industriais.
Tipos de Soldagem
Processos de soldadura podem ser classificados em tipos diferentes, dependendo da combinação de pressão e temperatura usada para unir os materiais. Os diferentes tipos de processos de soldagem são:
Soldagem a gás: Gás de soldadura também é conhecida como oxi-solda e é a mais antiga forma de processos de soldagem. Ao longo dos anos, sua importância se deteriorou, no entanto, ainda é amplamente utilizado para a reparação de peças ocas como tubos. Ele também é usado amplamente na indústria de jóias e para soldagem de materiais que não são capazes de suportar temperaturas mais elevadas.
Arc Welding: soldagem a arco é o método mais barato e mais simples forma de soldagem que usa uma corrente elétrica para unir os metais.
Soldadura de resistência: soldadura de resistência é um termo que se refere a um grupo de processos de soldadura em que a resistência das peças de metal em relação uns aos outros causada pelo fluxo de carga eléctrica, produz o calor para unir os metais. Neste tipo de pressão externa tem de ser aplicada. No entanto, não há necessidade de qualquer material de enchimento ou de calor externo. É o mais favorável ao meio ambiente de todos os métodos, pois causam menos poluição. No entanto, é um método caro.
Soldadura de estado sólido: Refere-se a um grupo de processos de soldadura, na qual a fusão dos metais ter lugar a temperaturas que estão abaixo seus pontos de fusão. Os metais básicos não sejam objecto de fusão significativa e manter suas propriedades originais.
Soldadura de energia radiante: Este tipo envolve a aplicação de um feixe de energia sobre o metal de base. Ele envolve a utilização de feixe de electrões e do feixe de laser para a soldadura. Esta é uma das mais modernas técnicas de soldadura, e é rápido e preciso.
Thermo Chemical soldadura: Thermo química soldadura refere-se a um grupo de processos de soldadura em que os metais de base para ser unida são fundidos usando o calor gerado a partir das reacções químicas (reacções exotérmicas).
Soldagem de Fricção: Nós normalmente associamos soldagem com faíscas por todo o lugar. Pelo contrário, nem todas as formas de soldadura emitir faíscas. Soldagem por fricção é um tipo de solda que não libera qualquer tipo de faíscas, fumaça, luz intensa e sprays para o ar durante o processo de soldagem.
Saúde e Segurança
Podemos não perceber, mas todos os processos de soldagem envolve a emissão de gases perigosos. Esses gases são principalmente incolor e inodoro e, muitas vezes passam despercebidos. O calor da chama, arco eléctrico ou laser, todo o resultado em emissão de gases perigosos, tais como monóxido de carbono (tóxico), dióxido de carbono (não tóxica), óxidos de azoto e ozono (tóxico). Além gases, processos de soldadura também dar fumos e vapores que podem ou não ser visíveis. O tipo de processo de soldadura e da quantidade de gases emitidos irá determinar o tipo de perigo para a saúde.
Independentemente de qual o processo de soldadura é realizada, de soldadura é um processo potencialmente perigoso. Vários tipos de perigos aguardam o soldador durante o processo de soldagem, tais como danos aos olhos, queimaduras, choque elétrico, fumos tóxicos, exposição excessiva a raios ultra-violeta, etc O conhecido provérbio "é melhor prevenir do que remediar" é aplicável aqui. Vestindo as engrenagens de segurança adequadas a minimizar os acidentes que poderiam ocorrer durante o processo de soldagem. Os diferentes tipos de engrenagens de segurança incluem capacetes integrais, óculos, luvas de solda pesados e pesados sapatos de sola.
Âmbito de Soldagem
O processo de soldadura é altamente significativa para a economia, tal como é usado nos processos de fabricação da indústria de cada e todas as vezes. Tomemos por exemplo um agricultor ou um médico. Eles não têm ligação directa com o processo de soldadura, no entanto, eles também são indirectamente ligada e dependente de soldadura. Isso ocorre porque as ferramentas e equipamentos que eles usam diariamente têm sido através de soldagem em seus estágios de produção.
Soldagem encontra suas aplicações na construção de pontes, tubulações de água, tanques de combustível, ferramentas, etc A indústria aeronáutica se baseia em soldagem para fabricação de aviões, artesanato espaciais, foguetes, mísseis, etc A contribuição de soldagem para o sector doméstico, como geladeiras e dezenas de outros utensílios de cozinha também é bastante notável. Além disso, a soldagem é o meio mais eficiente, confiável e custo-eficaz de unir dois metais.
Soldagem subaquática: Refere-se ao processo de soldagem que leva subaquática do lugar, no oceano. É usado quando toda a tubulação, o navio, plataforma de petróleo etc, precisa de nenhum tipo de reparo ou da instalação. Este tipo de soldadura elimina a necessidade de remover a estrutura a partir da água para a reparação, poupando tempo.
Welding Robot: Um processo de soldagem, que consiste em tarefas repetitivas a serem executadas em objetos similares podem ser considerados para a soldagem robô. Soldadura por robô foi introduzido na década de 1970 e sua demanda tem aumentado consideravelmente ao longo dos anos. Isso ocorre porque robôs podem trabalhar incansavelmente e de forma contínua, dando o mesmo resultado e qualidade cada vez.
Futuro da Soldagem
Outer-espaço de solda, uma avenida nova e promissora em soldagem está atualmente sob investigação. Este tipo de soldadura, seria possível montar estações espaciais, etc no espaço em si. Mesmo as peças da estação espacial danificados podem ser reparados no próprio espaço por esta técnica.
Soldagem é crucial para a nossa existência material. Quer reconhecer as contribuições de soldagem ou não, soldagem vai continuar a fazer nosso mundo um lugar melhor para viver. Soldagem é um conceito vasto e profundo e que eu distribuía, é apenas algumas gotas no oceano de soldagem. Há muito mais a esta arte de juntar pedaços de metal juntos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário